Sobre a mente

Como funciona o nosso subconsciente?

27/12/2017

Por alguns profissionais, ele é conhecido como INCONSCIENTE. Em outros, é conhecido como SUBCONSCIENTE… E ambas terminologias se referem a mesma área da nossa mente.

Neste breve artigo, irei lhe explicar como funciona o subconsciente e de que maneira você pode acessá-lo para tratar traumas, eliminar crenças limitantes, fobias e melhorar sua vida como um todo.

A nossa mente

Na hipnoterapia, nós dividimos a mente em 3 partes:

  • Consciente (<- se você não sabe como funciona, basta clicar no link)
  • Subconsciente
  • Inconsciente

Uma vez que a explicação de como o consciente funciona está em um outro artigo e o inconsciente nós deixamos de lado na hipnose porque se trata uma área que é responsável pelo funcionamento do sistema autônomo imunológico.

Então, vamos as…

As funções do subconsciente

Essa área maravilhosa da nossa mente, é responsável por lidar com:

  • Nossas emoções: são a principal causa do nosso sucesso ou fracasso, porque não é a obesidade que deixa a pessoa triste e sim a emoção que faz ela se sentir feia ou isolada. Não é a falta de dinheiro o problema, mas a emoção de se sentir inferior. Todo os problemas que você tem hoje em sua vida, foram criados pela sua mente subconsciente para expor uma necessidade emocional.
  • Hábitos: são comportamentos adquiridos pela repetição, como escovar os dentes com a mesma mão, colocar os sapatos sempre começando pelo mesmo pé e etc.
  • Memória de longo prazo: aqui está o grande segredo da hipnose terapêutica, já que o subconsciente NUNCA deleta ou esquece uma informação. Ele deixa ela lá guardadinha para quando for necessário colocar essa informação a tona, para economizar energia.
  • Instinto de autopreservação: é o nosso programa de autodefesa que herdamos de nossos ancestrais, que dependiam unicamente da percepção e memoria de longo prazo para sobreviverem. No caso, se um tigre aparecesse do nada, o subconsciente trazia a imagem de perigo para correr o mais rápido possível. Porem, este mesmo princípio aparecia quando uma moita mexia, pois a mente sabia que se um tigre aparecesse dali, seria muito mais difícil se esquivar com ele perto, então, a solução era sair correndo ao menor sinal de perigo. O problema é que, mesmo sendo algo irreal, o subconsciente dispara uma alarme, fazendo com tudo seja voltado para a sobrevivência.
  • Ociosidade: que também está presente nos nossos ancestrais. Como no passado não havia alimento ou combustível sobrando, nossa mente percebeu que era uma boa estratégia economizar evitando qualquer tipo de fadiga, principalmente aquela advinda das mudanças. Além disso, mudar significa abandonar velhos padrões de defesa, o que poderia ser extremamente perigoso em um mundo selvagem. O problema disso, é que a mente além de guardar tudo e automatizar, não deixa que algo padronizado seja modificado pela força de vontade, pois mudar consome energia e a mente deve economizar.

Como vimos acima, nossa mente sempre vai dar prioridade para não mudar e sempre vai optar economizar energia e automatizar tudo.

A partir disso, começamos a entender como surgem nossos problemas…

Como nosso subconsciente NUNCA apaga uma informação, felizmente (ou infelizmente) nós sentimos determinadas emoções em nossas vidas todos os dias, algumas emoções acabam sendo repetidas por diversos fatores e situações que variam de pessoa para pessoa, ambiente e etc.

Como o subconsciente quer sempre economizar energia, ele não vai ficar repetindo essas emoções para você, ele vai automatizar!

E é por isso que muito gente sofre hoje…

Nós sabemos que existem emoções boas e ruins mas nosso subconsciente não vê as coisas dessa forma.

Para ele, emoção é emoção não tem esse negócio de bom ou ruim.

Quem define o que é bom ou ruim é a mente consciente, depois que o padrão de pensamento, emoção ou comportamento foi criado pelo subconsciente.

A mente subconsciente precisa apenas que você repita uma emoção algumas para ele começar a automatizar e criar um padrão.

Afinal, se você está repetindo uma emoção X frequentemente, o subconsciente entende que aquela emoção é necessária para sua sobrevivência, pois você está repetindo ela.

A partir disso, o seu subconsciente começa a criar uma realidade e te colocar em situações que vão fazer você se sentir culpado, feliz, depressivo, ansioso, feliz, confiante, amado, inferior, traído, com autoestima baixa e por aí vai…

Tudo depende do padrão que foi criado por ele.

E como eu consigo mudar um padrão negativo no subconsciente?

A única ferramenta capaz de acessar o subconsciente de forma rápida e efetiva é a hipnose ou a auto-hipnose.

Somente com a auto-hipnose alguns problemas podem ser resolvidos ou terem uma melhora significativa, mas em alguns casos, somente a auto-hipnose não é suficiente.

Nesses casos, a contratação dos serviços de um hipnoterapeuta competente é o mais indicado.

Com a hipnose, você consegue ultrapassar o fator crítico da mente consciente que protege o subconsciente e através de técnicas, conseguimos regredir até a causa inicial do problema e tratar desde o início coisas que as vezes o cliente não se lembrava que haviam ocorrido.

Seja porque o subconsciente não permite que aquilo venha a tona por se tratar de um evento muito traumático para a pessoa (um abuso sexual, por exemplo) ou simplesmente porque se passou muito tempo e ela não se lembra, mas está lá.

Se existe algo que está atrapalhando o seu bem estar e você deseja mudar isso, entre em contato comigo, terei maior prazer em atendê-lo.

Como funciona o nosso subconsciente?
5 (100%) 3 votes

era empreendedor e decidiu largar seu negócio para se dedicar único e exclusivamente a transformar a vida das pessoas. É formado pela OMNI Hypnosis Training Center – A única escola de Hipnose do mundo com certificado ISO 9001 e membro do conselho internacional de hipnose.

Você consegue entrar em contato comigo pelos meios abaixo:

WhatsApp: (11) 9 5164-4938

Email: [email protected]

Aguardo seu contato! 🙂