5/5 - (13 votes)

Você sabe o que causa a insônia?

Imagine alguns milhares de anos atrás…

Não existia WhatsApp, Facebook, fogão elétrico, geladeira, fast food, internet e etc. De lá pra cá, muita coisa mudou e evoluiu. Mas a pergunta que eu te faço é a seguinte:

E o nosso cérebro, evoluiu como a tecnologia nesses últimos milhares de anos?

A resposta é NÃO!

Por incrível que pareça, continuamos com aquele mesmo cérebro instintivo, criado com um único objetivo: SOBREVIVÊNCIA.

O problema é que no passado ele era excelente, hoje também continua sendo… Tanto que hoje estamos vivos, só que o contexto mudou.

Temos um cérebro que irá fazer de tudo para te proteger quando perceber um perigo, seja ele real ou imaginário. Quando essa mente percebe um perigo ela dispara uma emoção e o coração acelera, as mãos começam a suar e você começa a querer correr.

Este é um dos nossos instintos… Percebeu o perigo, corre!

Após perceber que está seguro a emoção diminui, o coração voltar a bater normalmente e você começa a se acalmar.

E isso não é uma coisa na qual pensamos antes de agir, simplesmente a mente percebe o perigo e reage automaticamente, para te proteger porque essa é a função dela.

O que a insônia tem a ver com isso?

Tudo!

Me responda: Qual horário do dia que você está mais vulnerável?

No trabalho? Saindo de casa? Ou na hora de dormir?

Opa! Para uma mente instintiva com certeza a hora do sono pode ser arriscada, imagine só no contexto em que ela foi criada, leões, tigres, cobras.

Ao mínimo barulho estranho, você acha que sua mente o permitiria dormir? Eu acho que não… E este é o problema que você está tendo, não é mesmo?

Vou te explicar agora…

Como eliminar a insônia das suas noites.

Para você entender como isso será feito, primeiro tem que entender o funcionamento básico da nossa mente. Acompanhe.

Na hipnoterapia nós subdividimos essa mente em três partes:

Funções do consciente: Racional, analítica, força de vontade e a memória de curto prazo.

Funções do subconsciente: Emoções, hábitos, ociosidade, instinto de autopreservação e memória de longo prazo.

Funções do inconsciente: Sistema nervoso autonomo, imunológico..

Veja que de toda explicação que dei, em momento algum citei algo da mente consciente, apenas subconsciente. O problema é que muitas pessoas se enganam achando que a mente consciente, por ser a que mais utilizamos, é a mais forte.

Na verdade o subconsciente (irracional) é que manda no consciente (racional).

Isso quer dizer que quando essa mente irracional percebe um perigo, ela não vai deixar você dormir, porque se você dormir, você morre.

Mais ou menos assim que ela “pensa”.

Logo, a insônia é apenas uma mensagem (sintoma) que a sua mente está lhe dando para avisar que existe algo lá dentro em perigo e por isso ela não vai deixar você dormir.

E se ela repete isso todas as noites… É porque ela deve considerar como necessário e aprendeu isso graças a repetição, se você está repetindo, é bom/necessário para você.

Mas como ela sabe a hora certa de trazer esta emoção?

É aqui que entram as associações… Nossa mente foi criada com objetivo de nos proteger e economizar energia ao máximo, quando ela percebe uma emoção sendo repetida ela entra em processo de automatização e faz uma associação para repetir a emoção, protegendo você sem gastar energia.

E aqui entra a hipnose.

Com a hipnose conseguimos ultrapassar o fator crítico da mente consciente e conseguimos acessar a mente subconsciente e iniciar um trabalho terapêutico, já que o subconsciente detém todas as informações que precisamos para saber a causa do problema e como resolver.

Se você trata este problema mas não tem os resultados desejados, saiba que a insônia como disse acima é apenas o sintoma. Isso quer dizer que, quando você contrata um profissional da área da saúde ou compra remédios para a insônia, significa que você está olhando para o lugar errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu